Já tinha um tempo sem ter caso de sarampo e agora ele voltou em todo o mundo (não é só no Brasil).
É por causa do baixo índice da cobertura vacinal. Esse ano nós temos mais de 300% de aumento mundial nos casos de sarampo.
E na América está com força total. Em algumas cidades da Europa também. O maior número de casos está nos Estados Unidos então para vocês mamães que vão viajar também para os Estados Unidos fiquem cientes da cobertura vacinal dessas crianças.
Como é que pega Sarampo?
Pega pelas secreções, pega contato direto com a secreção do espirro, da tosse e da fala.
Estamos sempre eliminando aquelas partículas que a gente chama de perdigotos e é onde contém o vírus.Geralmente depois de 10 a 12 dias que você teve contato com vírus vai começar a ter uma febre, conjuntivite, a criança começa a ter muito catarro.
Estoura um vermelhão e aquela secreção nasal que pode chegar até a pneumonia. É um quadro bem catarral pegando o pulmão.
Quem tem que tomar a vacina do sarampo?
Todas as pessoas que não tiveram Sarampo e não tem comprovação da vacina.
Pessoas que tiveram contato com alguém com sarampo, na sala de aula, na família, no prédio onde mora. Essa vacina é indicada após os seis meses de idade, por exemplo, os bebês com 6 meses que tiveram alguém na família ou no berçário com sarampo, podem tomar como um bloqueio. Porque as doses habituais depois vão ser feitas com 1 ano e 1 ano e 3 meses.
Todos os profissionais da área de saúde já foram recrutados para tomar vacina.
Agora, quem tem as duas doses vacinais e não teve contato com ninguém doente ou quem já teve Sarampo comprovado mesmo aí não precisa tomar vacina.
Qual a contra indicação da vacina?
As grávidas, mamães que estão amamentando, pessoas que fazem tratamentos para câncer e que fazem quimioterapia. Essas pessoas não podem tomar a vacina.
A vacina tem como efeito colateral uma febre às vezes uma semana depois que tomou a dose, porque na vacina contém o vírus atenuados.
A vacina Demora 15 dias para fazer efeito, que é o tempo para formar defesas e a memória imunológica.Então nesses casos fiquem atentos, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, são as grandes cidades afetadas pelo vírus. São Paulo está realmente com maior número de casos no Brasil, então procure postos de saúde perto de casa.Muitos estão ficando abertos até às 20 horas o que facilita a aplicação de vacina.