A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos.

Existem dois tipos de meningites as bacterianas e as virais. A meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no inverno e, das virais, no verão.

Os principais sinais e sintomas são: febre, dor de cabeça, vômitos, náuseas, rigidez de nuca e/ou manchas vermelhas na pele.

O diagnósticos em crianças menores de um ano de idade, os sintomas podem não ser tão evidentes. Por isso, é necessário ter atenção para a presença de moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente, além de rigidez corporal com ou sem convulsões.

Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. A transmissão fecal-oral é de grande importância para a meningite viral, principalmente, nas infecções por enterovírus.

Ao perceber os sinais e sintomas sugestivos de meningites, deve ir o mais rápido aos serviços de saúde. A prevenção da doença devem ser feitas com orientação de um médico e a vacinação. Outras formas de prevenção incluem: evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados e limpos.

O tratamento é feito de acordo com a causa da meningite diagnosticada pelo médico, variando o tratamento para alívio dos sintomas. A precocidade do tratamento e diagnóstico são fatores importantes para o prognóstico satisfatório das meningites. Quanto mais rápido o atendimento médico, maiores as chances de uma boa recuperação do paciente, reduzindo o risco de óbito ou sequelas.

A Dra. Katia Stanigher é pediatria especializada em Pneumologia, Alergologia e Epigenética.

Entre em contato com a Clínica Joi e saiba mais!

(11) 97362-2288

Créditos: @canalmage

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *