Em cada fase na vida da mulher, desde da infância até a velhice, a mulher passa por muitos momentos e cada um deles necessitam de cuidados especiais. E por esse motivo o acompanhamento médico é fundamental para que a saúde fique sempre em dia.
E para que você não perca nenhuma fase da sua vida, selecionamos as principais fases da vida de uma mulher. Dessa forma, você poderá identificar em qual momento você se encontra e entender os principais cuidados com a sua saúde em cada ciclo.
Conheça cada fase da mulher de acordo com a idade:Cuidade
Menarca – A primeira menstruação da mulher que, normalmente, ocorre entre os 10 a 13 anos de idade. Nessa fase algumas meninas tem uma grande preocupação com o surgimento das acnes, crescimento dos seios e o aumento dos quadris. É uma fase que ocorre grandes transformações no corpo da jovem devido às alterações hormonais. E a primeira consulta ao ginecologista deve ocorrer para que ele possa orientar a jovem e identificar alguma possíveis alteração hormonais e má formação no aparelho reprodutor.
Menacme – Fase em que a mulher inicia a partir da 1ª menstruação e é caracterizada a entrada da mulher no período reprodutivo, é nessa fase que o organismo tem chances de receber uma gestação. A consulta com o ginecologista deve ser anual ou ser agendadas com a frequência que o médico deve solicitar. Nessa etapa a mulher, necessitará fazer alguns exames específicos como: Papanicolau, autoexame das mamas, ultrassonografia ginecológica e obstétrica e exames de DST para quem já iniciou a vida sexual. Além disso, é necessária a vacinação contra o HPV (Human Papiloma Virus) para evitar que as mulheres contraiam o vírus, que é o principal responsável pelo câncer de colo uterino.
Climatério – Fase que ocorre entre os 40 e 45 de idade, e que envolve o período fértil para o não reprodutivo. Nesse período de 3 a cada 4 mulheres tem sintomas desagradáveis, como as crises de calor, muitas vezes acompanhadas de rubor no rosto, sudorese, palpitações e ansiedade. Esses sintomas não deve ser confundido com a menopausa, uma vez que ela só pode ser considerada após doze meses sem a menstruação. Os exames solicitados é o papanicolau, ultrassom transvaginal e testes de perfil hormonal.
Menopausa – Fase que inicia após ser diagnosticada de que a menstruação realmente cessaram (após 12 meses) e segue até os 65 anos de idade. Os sintomas típicos desse período são as alterações da libido, humor e sono, que são causados pela falta de hormônios. Mesmo durante a menopausa, as consultas com o ginecologista devem continuar normalmente. Os exames como Papanicolau, mamografia e ultrassom pélvico – para checar o útero, as tubas uterinas e os ovários – passam a ser necessários.
Senescência – Fase que inicia a partir dos 65 anos, que é caracterizada pelo processo natural de envelhecimento do ser humano. A senescência não possui relação com doenças, mas sim com as alterações que o corpo passa e que decorre com os processos fisiológicos, como a queda ou embranquecimento dos cabelos e o aparecimento das rugas. Nessa fase, a mulher também deve se consultar com o médico geriatra, que poderá pedir exames, como hemogramas, colonoscopia, raio-X de tórax ou indicar dosagens de vitamina D, cálcio e PTH (hormônio da paratireoide).
Se você está em alguma dessas fases, deve se atentar com a consulta e exames periodicamente.