Para você que não conseguiu assistir a minha Live da semana passada sobre Diminuição do Desejo Sexual, com o Dr Carlos Ribeiro.
Trocamos experiências e conhecimento a respeito da diminuição do desejo sexual da mulher, hoje existe um termo mais adequado que é o desejo sexual hipoativo e eu sei que muitas pessoas desejariam ter assistido, mas não tiveram condições e muitas pessoas pediram para que eu fizesse um resumo a respeito desse tema.
É um tema extremamente importante no tema da Sexualidade Feminina. O desejo sexual hipoativo ele é muito comum em uma grande porcentagem de mulheres. Muitas vezes ele traz um certo desconforto, uma certa agonia na mulher, transtorno emocional e físico.
Desejo sexual hipoativo na mulher ele pode ter causas que eu chamo de estruturais que são causas ou orgânicas e causas não estruturais, causas não orgânicas, vou explicar melhor:
Para uma mulher, ter um tumor no útero, um tumor no ovário e se tem uma doença na parte genital é óbvio que isso vai fazer com que ela perca o desejo sexual. Então isso é uma causa orgânica, nós sabemos que algumas doenças neurológicas, inclusive, doenças até tumorais no cérebro também levam a uma diminuição do desejo sexual na mulher.
Doenças crônicas como algumas doenças endocrinológicas, doenças como o diabetes, como a hipertensão arterial, causam um desejo sexual hipoativo e também algumas drogas e alguns medicamentos fazem com que a mulher tem uma diminuição do apetite sexual.
Determinados medicamentos que atuam no sistema nervoso central da mulher tanto podem aumentar o desejo sexual e outros podem diminuir o desejo sexual na mulher.
Já as causas estruturais, nós temos que encarar o ser humano como um “ser” e isso eu sempre acreditei e sempre disse. O ser humano é um ser bio-psico-social, ou seja ele é um ser de carne e osso que tem toda a sua parte orgânica mas também é um ser que tem emoções que tem sentimentos e que convive dentro de um meio, ou seja com vive dentro de uma sociedade.
Da mesma maneira a diminuição do desejo sexual ou o desejo sexual hipoativo ele pode ter a sua origem na parte biológica da mulher também pode ter origem nas emoções e nos sentimentos ou seja, na parte psicológica dessa mulher.
O que que acontece com suas emoções com seus sentimentos que faz com que ela perca o desejo sexual?
Da mesma forma a parte comportamental, a parte social e cultural dessa mulher também pode levar a um distúrbio, a uma disfunção na esfera sexual.
Por exemplo, como foi a criação dessa mulher? em que meio ela foi criada? como era o meio familiar dessa mulher? Quais os valores que foram passados para ela? os tabus as crendices em relação a sua sexualidade. Qual era a noção religiosa do sexo que foi passado para essa mulher?
É óbvio que tudo isso vai influenciar na sua vida sexual.
Como ela teve as primeiras relações sexuais? Se os primeiros contatos com a sexualidade acontecem de uma forma desastrosa e isso vai influenciar na sua vida.
Saber se ela foi vítima de violência sexual também é importante para ajudar no tratamento e é importante que nós tenhamos uma visão ampliada do ser humano.
E aí fica muito mais fácil de raciocinarmos e entendermos a respeito de todas as origens da diminuição do desejo sexual.
E eu espero que com isso eu tenha dado para vocês um pouco de conhecimento e material para que vocês possam refletir e possam pensar a respeito da diminuição do desejo sexual
E é com muito prazer que nós tornaremos a conversar mais a respeito disso um abraço