Não é novidade que o objetivo o tratamento da asma e de como prevenir as crises, mantendo a doença e os sintomas sob controle, permitindo que os pacientes tenham uma vida normal.
No caso da asma grave, o uso de mais de um tipo de medicamento – como os corticoides (tanto inalatórios como sistêmicos) e os bronco dilatadores de longa ação – é frequentemente necessário para o controle dos sintomas.

O problema é que o uso de alguns desses medicamentos, especialmente no longo prazo, pode trazer riscos à saúde.
O que são os corticoides?

Corticoides são medicamentos anti-inflamatórios muito potentes usados no tratamento de uma série de doenças. Para quem tem asma, os corticoides ajudam a reduzir a inflamação nos pulmões, podendo ser usados de duas formas:

• Via inalatória: são inalados, têm ação predominante nos brônquios e pouca ação no restante do organismo. Esta ação limitada no restante do corpo faz com que os corticoides inalatórios tenham um bom perfil de segurança.

• Via oral: têm atuação em todo o organismo (sistêmicos) e são muito mais potentes. Geralmente os corticoides orais só são prescritos para controlar a asma durante uma crise aguda por um curto período de tempo.

Quais os riscos dos corticoides orais?

O problema em usar os corticoides orais por muito tempo é que eles podem provocar graves efeitos colaterais, já que atuam em todo o organismo. Nas crianças a obesidade e o retardo do crescimento são os efeitos colaterais mais comuns.

Como se prevenir?
Pacientes que fazem uso prolongado de corticoides orais devem ser acompanhados de perto pelo médico. Apenas o médico poderá monitorar as doses necessárias e os possíveis efeitos colaterais. Para reduzir o risco de efeitos colaterais, o médico deverá manter a menor dose possível e pelo menor tempo possível. Jamais pare de tomar os medicamentos prescritos sem falar com o médico antes.

Como os corticoides orais geralmente trazem um grande alivio aos asmáticos, nunca é demais ressaltar que todo medicamento tem efeitos colaterais, especialmente quando usado indevidamente ou em excesso.

O Ideal e mais indicado é estar sempre cuidado do ANTES da CRISE… para que não precise fazer uso de medicamentos pesados por tempo prolongado.

Por isso é tão importante visitar um pneumologista com frequência para manter a doença controlada.